10 janeiro, 2018

OLEIROS

Não será para muita gente novidade que Deus ou a entidade superior que criou este mundo, estaria num momento de elevada inspiração quando desenhou o concelho de Oleiros! Tenho dito!
É deste lindo município que vos venho falar, dar a conhecer e sugerir juntarem algumas moedas para investirem num fim de semana ou férias neste paraíso.
A única coisa que ficou aqui a faltar a este projecto chamado Oleiros foi mesmo o sistema de aquecimento das águas porque estas são do tipo gelado +++. Mas há quem diga que faz bem aos ossos, portanto venham de lá esses esqueletos!
https://autocarro21.files.wordpress.com/2015/09/fragas1.jpg
Praia Fluvial de Fróia


Começo pela gastronomia, assim como assim! Caso optem por ficar num turismo rural tragam as sapatilhas daquelas que estão na moda e que quase correm sozinhas. É que a desgraça calórica começa logo ao pequeno almoço. Aquela panóplia de cores naqueles frascos do diabo que contém doces e compotas convidam logo ao pecado da gula. Sim! Estou convencida que há a mão do diabo neste projecto chamado Oleiros. Ele é o pão, ele são os bolinhos caseiros feitos com os ovos das galinhas lá do quintal e que geralmente berram (cantam para alguns…) logo pela madrugada, ele são os chás aromáticos que nos levam lá longe e que acalmam mesmo os mais nervóticos!. Estes pequenos almoços deixa-nos fartos e com a barriga a rebentar!
https://autocarro21.files.wordpress.com/2015/09/cabrito.jpg


Os almoços e jantares em que tudo é bom! São as sopas geralmente à base dos produtos da horta, o cabrito estonado com batata assada, o maranho, as carnes grelhadas que têm outro sabor e as sobremesaaaaas. Acho que já ficaram com uma ideia do que vos espera! E tudo regado a vinho:) para não se engasgarem. E muitas vezes até basta pedir a pomada da casa que é quase sempre uma boa escolha.
As praias fluviais são imensas e todas dignas de postal. Podem levar o vosso cesto de iguarias ou  então há sempre um café aberto, pelo menos na época balnear. Já sabem que nestas praias por vezes olha-se para o lado e vêm-se famílias de garrafão e com 2 a 3 geleiras cheias de coisas frescas e tupperwares de meter inveja, em especial a quem apenas trouxe umas sandochas de mortadela com azeitona e sumos de pacote…

https://autocarro21.files.wordpress.com/2015/09/rocas1.jpg
Praia Fluvial das Rocas
Estas praias têm sempre sombras e muito espaço para as vossas toalhas, não dá, portanto, para ouvir as conversas dos outros. Pois, tem esse contra! Existem algumas com a opção de aluguer de canoas ou até praia com ondas, como é o caso da Praia Fluvial das Rocas, em Castanheira de Pêra (paga-se entrada).
Praia Fluvial de Froia

Para dormir há variadas opções. Há hotéis, casas e bungalows junto aos rios, casas particulares nos sites do costume e turismos rurais. Gostei muito Turismo Rural Vilar dos Condes. É um conjunto de pequenas casas em Xisto, com cozinha, de várias tipologias e um pequeno tanque transformado em piscina para todos. As casas são quase museus, que juntam o passado e a modernidade.
"spa" da praia fluvial de Froia

Depois de terem perdido algum do vosso precioso tempo a lerem isto, será melhor completarem com a visita deste site  para verem ainda a quantidade de praias fluviais que têm para mergulharem os dedos do pé e o restante físico len-ta-men-te! Se forem até Oleiros poderão tirar selfies e deixar os vossos amigos com ataques de inveja, histéricos mesmo e depois, quando não tiverem mesmo, mesmo, mesmo, nada para fazer, deixar aqui os vossos comentários!
https://autocarro21.files.wordpress.com/2015/09/vilar1.jpg
E se depois disto ainda não se fizeram à estrada, então sigam este link e vejam este vídeo:
Mas atenção, nada de pressas, conduzam devagar, apreciam a paisagem e respirem o ar puro!